data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Elly Izabel Cerezer Martins, 95 anos, nasceu em Ijuí. Ela foi criada ao lado de dois irmãos, Zebino e Rosalina, falecidos. Na juventude, a ijuiense se mudou para Cruz Alta, onde conheceu o marido, o funcionário público estadual Mery Martins, falecido. O casal teve os filhos Elony, 77 anos, e Eduardo, 69, os netos Mery Neto, Leticia e Fernanda. Os bisnetos Valentina, Bernardo e Victória completavam a alegria da idosa. A nora Maria Clarice era considerada uma filha de coração para Elly.
Devido à profissão do Mery a família se mudou para Santa Maria por volta de 1954. No Coração do Rio Grande, Elly se consolidou como empresária, sendo proprietária da Madeireira Martins. Conforme a filha Elony, receber a visita dos filhos, netos e bisnetos era a maior felicidade da matriarca.
- Ela marcou a vida de todos nós por sua dedicação, perseverança e fé inabalável. Generosa e persistente, a mãe nos transmitiu importantes valores, entre eles, honestidade e capacidade de superação. Com certeza, a saudade já é imensa - fala a filha.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Fernanda guarda várias e alegres lembranças da avó. Para ela, Elly sempre será um exemplo a ser seguido:
- Ela praticava a arte do acolhimento e da escuta como ninguém. A vó sabia dar os melhores conselhos. Por meio de grandes ou pequenos gestos, muito nos ensinou.
Leticia diz que a vó fazia tudo com cuidado e amor. Para ela, fica o legado de uma mulher iluminada:
- Com esmero e dedicação, ela fazia bolachinhas de nata, colocava perfume nos lençóis e fazia toalhas bordadas, especialmente para nós. Lembro-me da fé e religiosidade dela, de nossos passeios subindo a rua até as casas Eny para escolher um sapatinho ou laços para mim.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Para Mery Neto, todos os momentos passados junto à avó remetem a carinho:
- Para nós, a vó foi referência de valores como persistência, determinação e correção, sempre atrelados a uma conduta solidária e afetuosa.
Elly Izabel Cerezer Martins morreu em 21 de outubro, de causas naturais. Ela foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria.